terça-feira, 1 de março de 2011

Assessoria de Imprensa informa que Trator adquirido recentemente pela Prefeitura está servindo ao homem do campo desde janeiro

Em atenção a matéria “Onde está o trator da agricultura familiar de Ouro Branco”, vimos por meio deste, informar que o referido trator conseguido no ano passado em convênio do Governo Iberê com o Governo Lula, graças a um apelo do prefeito Nilton Medeiros e do deputado Ezequiel Ferreira está a serviço do homem do campo desde janeiro.

As fotos em anexos foram tiradas na manhã desta sexta-feira (25), na comunidade Cobiçado, onde o novo trator estava arando as terras dos agricultores, como faz todos os anos. Dois tratores foram disponibilizados para o trabalho do Corte de Terras. A Secretaria de Agricultura aguarda o outro trator da Prefeitura para também incluí-lo no serviço e beneficiar com mais rapidez. O trator azul da Prefeitura, que foi conseguido também nesta gestão do prefeito Nilton Medeiros em 2007 está em manutenção e aguardando ser concluído o serviço.

Todos os anos, cerca de 350 a 400 agricultores são beneficiados com o Corte de Terras. Agora é preciso entender que o benefício não pode ser feito de uma vez ou em apenas uma semana. Por isso que a Secretaria de Agricultura fez um cronograma desde janeiro e vem obedecendo ele, salvo exceções quando os agricultores de algumas comunidades preferem em outra data devido à pastagem de seus rebanhos.

Como já comunicamos a este blogueiro, a Assessoria de Comunicação como também a Secretaria de Agricultura está à disposição para tirar dúvidas e deixar os leitores bem mais informados, dando a oportunidade das duas versões, como sempre este espaço concede quando requisitamos. Assim, contribuiremos para a democracia e também a adequação no atendimento dos serviços públicos.

Rodrigo Rafael

Segundo Assessoria, Corte de Terras foi iniciado em janeiro e já beneficiou 121 agricultores


O secretário de Agricultura, Ronaldo Lucena informou nesta sexta-feira (25) que o programa Corte de Terras em Ouro Branco foi iniciado desde janeiro, quando montou o cronograma para atender todos os agricultores do município. “Assim que inicia o período chuvoso, todos os anos eu procuro o prefeito Nilton Medeiros e ele disponibiliza os tratores para atender ao homem do campo. Cada agricultor tem direito à uma hora de trator”, informou.


Ronaldo explicou que o Programa Corte de Terras foi iniciado no dia 19 de janeiro com dois tratores. “Até o dia 27 de janeiro os tratores araram as terras dos agricultores. Como as chuvam pararam nesse intervalo aí tivemos que aguardar o reenício das chuvas, para novamente molhar as terras. Fizemos um levantamento e até agora já foram atendidos 121 agricultores”, frisou. As comunidades Poção, Lages, Aroeiras, Fechado, Volta do Espírito Santo, Carnaubinha, Jerimum, Riacho Verde já foram beneficiadas e o trabalho foi iniciado no Cobiçado.

“Algumas comunidades que os tratores já passaram, teve agricultores que preferiram o corte depois, já que o rebanho estava na pastagem. Mas, vamos atender a todos eles”, afirmou o secretário. Ainda de acordo com o cronograma da Secretaria de Agricultura na próxima semana os tratores estarão fazendo o Corte de Terras nas comunidades Timbaúba, São Roque, Lages de Baixo, Esguicho, Cachoeirinha, Gurupá, Duas Ipueiras e Malhada Grande. “Vamos beneficiar todas as comunidades, totalizando uma média de 350 a 400 agricultores como fazemos todos os anos”, disse.

Já choveu em Ouro Branco mais de 200 milímetros e secretaria aguarda sementes do Governo do Estado

O secretário de Agricultura, Ronaldo Lucena fez um balanço positivo das chuvas que cairam em Ouro Branco. De acordo com o pluviômetro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais somente na sede do município já choveu 207,5 milímetros. Na Zona Rural tem comunidade que já ultrapassou 250 milímetros como o Fechado e Aroeiras, por exemplo.

“Estamos à disposição de qualquer cidadão ou vereador para tirar as dúvidas necessárias. Pois o Programa Corte de Terras beneficia todos os anos os agricultores de Ouro Branco e procuramos sempre melhorar a cada ano”, garantiu Ronaldo Lucena. Ainda de acordo com a Secretaria de Agricultura, a distribuição de sementes ainda não foi realizada devido ao atraso por parte do Governo do Estado. “Liguei nesta sexta-feira para o escritório da EMATER em Caicó e eles informararam que a previsão é que o Governo do Estado faça o envio na próxima semana. Vamos aguardar”, finalizou.

Créditos das Fotos: Netinho
Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Lenilson Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário