segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A estadia do blogueiro em Meca dos romeiros do Nordeste – Canindé CE.

Este blogueiro esteve sexta, sábado e domingo, no Ceará, na cidade de Canindé, maior concentração de romeiros do Nordeste, onde se encontra o santuário de São Francisco das Chagas, local de penitencia e visita pública, onde o templo sagrado é dirigido pelo capuchinho Frei Aluizio, que comanda outros funcionários da ordem.

Canindé é um município de 85 mil habitantes praticamente gira em torno da romaria, visitada no mês de outubro por cerca de dois milhões de romeiros numa média de mil visitantes por dia, participando das seis missas que são celebradas diariamente nos horários de 5h, 7h, 9h, 11h, 16h e18 horas. É comum nos ofícios religiosos muita gente assisti-los vestidos de franciscano, promessa comum há muitas décadas. No domingo a missa das 7 horas calcula-se um comparecimento de cerca de 5000 pessoas, número crescente até as 18 horas.

De Mossoró ao Ceará é feita pelas Br’s 116, Ceará 226 e BR 020 e as cidades importantes do trajeto são Baraúnas- RN, um pólo considerado da fruta irrigada, Russas- CE, Limoeiro do Norte-CE e Quixadá- CE, as três últimas com variável de 85 a 100 mil habitantes. A estátua de São Francisco em Canindé, segundo comentários tem apenas 5 metros a menos que a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Certezas a parte, o povo do Canindé se orgulha de homenagear São Francisco com tamanha obra. O local é procurado por visitantes, onde são batidas muitas fotografias da estátua segurando na mão dos romeiros, um truque fotográfico que gera um pouco de renda aos fotógrafos locais. O que tem de bom e muito procurado é a igreja barroca, a gruta com água benta, a praça Nossa Senhora de Fátima, conhecida por praça dos romeiros, que recebe todo domingo cerca de 50 ônibus e outra grande quantidade de pau de arara e carros pequenos que constatamos de Tocantins, Rio de Janeiro, Belo horizonte, Recife, Fortaleza, Natal, Salvador, Belém entre outros, demonstrando que a fé ao Santo vai além fronteiras.

A paróquia é dona do zoológico com um considerável numero de animais, como leões, onça pintada, cobras, pássaros diversos, além de outros. Lá se ganha dinheiro vendendo banho, relíquias, fotos e hospedagem aos romeiros. A igreja de um modo geral tem uma forte estrutura e mais de metade da população vive em torno dela.

Estivemos em companhia da esposa Verônica, do filho Nicolas, da sogra Rita Evarista, das cunhadas Virlene, Vilma, Vânia, Bernadete, Valdilene, o cunhado José Leão.

O objetivo da ida ao Canindé foi para pagarmos uma promessa feita pela mãe de Lazaro Leão e a graça foi alcançada tendo ficado totalmente curado de um CA. Lazaro é formado em educação Física e em enfermagem, residindo a trinta e cinco anos em Mossoró, tendo 44 anos de idade. É funcionário público, casado com Ildérica Reinaldo, tem dois filhos, Bruno e Bruna Laís.

A família fretou um ônibus, com ar-condicionado, música ao vivo e dirigido pelo competente Ari Martins, com 50 lugares, tendo viajado às 2 horas e chegado às 7 horas da manhã no Canindé, conduzindo a família e o jovem Francisco Lazaro Leão, que como vocês podem ver carrega a devoção ao santo no nome, para cumprirem o ritual de visitas e missas em agradecimento a Deus pela intercessão de São Francisco das Chagas pela cura alcançada.

Viajaram como convidados da família os casais Francisca e Antônio, sogros do José Leão, sua cunhada Luzia Neta e esposo Aurivan, como também a senhora Janieide e esposo Marcos, seu Filho José Neto, a amiga Josielma e seu Lucieldes, a filha Marya Clara e seu pai o senhor José Gomes, os casais Jaildo e Celeste, Raimundo e a sua Ducarmo e os jovens João André Noberto, Wesley e a Flávia Kamila. Dona Rita Alves fechou a lista dos convidados especiais para este momento.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário