segunda-feira, 4 de março de 2013

PERIGO Á VISTA

Corre a notícia em meios jornalísticos a possível contaminação de pessoas residentes em Cruzeta pelo arsênio.

Pelo sim pelo não o blog pesquisou sobre o arsênio e descobriu o seguinte:

"Seu consumo é extremamente prejudicial, e a ingestão recomendada é de, no máximo, 15μg. Sendo que, essa quantidade não deve ser inserida no organismo com o arsênio puro, mas naturalmente no consumo da carne vermelha, peixes e crustáceos. 

Uma dose extra de arsênio pode ocasionar desde vômitos e indisposições, a cânceres. 

O principal motivo de muitas pessoas serem contaminadas com esse elemento é o consumo de águas subterrâneas extraídas de poços não vistoriados. 

Um grande exemplo disso foi a contaminação em massa em Bangladesh (Índia), onde estima-se entre 20 e 75 milhões o número de infectados com arsênio em águas consideradas potáveis."

Compete as autoridades sanitárias do município e do Estado do RN verificar a veracidade das informações que a ONG Baobá em seu boletim online noticiou.

Pelo exposto e como "seguro morreu de velho" e bom a população se prevenir. Principalmente com relação a água.

3 comentários:

  1. A atual administração municipal está omissa com relação a esse assunto. Nada de concreto foi feito para combater esse mal.

    ResponderExcluir
  2. PREFEITURA DE CRUZETA5 de março de 2013 às 16:48

    ACHO QUE TEM UM EQUIVOCO AI, SE EXISTISSE ALGO PORQUE SÓ AGORA QUANDO NENA ASSUMIU APARECEU ESSE ASSUNTO? ESSA HISTORIA É ANTIGA POIS EM 2010 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FEZ UMA ANALISE DA ÁGUA CONSUMIDA EM TODO O MUNICÍPIO NA GESTÃO DO ENTÃO PREFEITO SALLY E FOI CONSTADO A AUSÊNCIA DESSA SUBSTANCIA, O BLOG ARVORE DA PAZ DA CIDADE DE NATAL QUE PERTENCE A ONG BAOBÁ FOI QUEM RELATOU O FATO E NÃO FOI DE NENHUMA FONTE OFICIAL E CONFIÁVEL A INFORMAÇÃO PASSADA PRA ELE E DE UMA MULHER DE CRUZETA, OUTRA A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO NÃO ESTA OMISSA NO CASO, POIS JUNTO COM A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICIO JA ENVIARAM OFICIO TANTO PARA O IGARN QUANDO PARA A REGIONAL DA CAERN DE CAICÓ PARA MAIORES ESCLARECIMENTO.

    OBRIGADO ELIEL PELO ESPAÇO E POR PODER EXPLICAR AQUI AS PROVIDENCIAS TOMADAS.

    ResponderExcluir
  3. quem emitiu tal parecer, não tem nenhum conhecimento técnico para avaliar a qualidade hídrica do açude de Cruzeta. Um mero "chafurdo".

    ResponderExcluir