terça-feira, 26 de março de 2013

SEMEC reúne diretores escolares e apresenta programas que serão desenvolvidos em 2013

Diretores e coordenadores das escolas e creches municipais participaram de uma reunião na tarde desta segunda-feira, 25, na Secretaria Municipal de Educação, para avaliarem o primeiro mês de aula e definirem as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano. 

No encontro, Aparecida Medeiros, secretária municipal de educação, apresentou os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria com o intuito de melhorar os indicadores da educação no município. “Desenvolver programas que desenvolvam a educação é uma de nossas prioridades, e será fundamental para construirmos um futuro melhor para nossas crianças e jovens”, disse.

Projetos 

Vários projetos e programas estão sendo elaborados e executados pela SEMEC com o objetivo de melhorar a educação no município, como também obter resultados de excelência nos índices da educação, como o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Instituto Ayrton Senna: A rede municipal de ensino irá desenvolver as ações dos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que tem como objetivo corrigir o fluxo escolar do ensino fundamental e combater o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar e a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta. Entre 15 e 19 de abril, uma equipe técnica do instituto visitará as escolas para acompanhar o desenvolvimento das ações. 

Pacto Nacional pela Alfabetização: Será lançado no dia 12 de abril, às 19h, no Aero Clube, com a participação de todos os professores da rede municipal de ensino. O programa tem como meta assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Programa Educar pela Cultura de Paz: O projeto tem buscado integrar setores da sociedade e do serviço público, desenvolvendo ações na perspectiva de minimizar os conflitos comunitários, a violência, construindo uma cultura de paz. Os gestores, coordenadores e professores da educação infantil, irão participar de uma reunião na SEMEC amanhã, quarta-feira, 27, para discutirem o Programa de Mobilização Social pela Educação Infantil. 

PDE - Mais Educação: O programa oferece educação em tempo integral em escolas da rede pública disponibilizando metas de estudo, atividades pedagógicas, esportes, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção de saúde e prevenção. Quatro escolas municipais serão contempladas no programa que terá início em abril: Francisco Rosa, Salustiano Medeiros, Gilson Firmino e Humberto Gama. 

Prefeito Amigo da Criança: O programa Prefeito Amigo da Criança visa o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e proteção, visando assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes do nosso município. 

Cidades Digitais: Projeto em elaboração pela Prefeitura de Currais Novos e Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de instalar no município uma infraestrutura de rede para conexão via internet de órgãos e equipamentos públicos, e disponibilizar pontos públicos de acesso à internet para uso livre e gratuito pela população. O Ministério das Comunicações abriu a seleção para atender as cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Em 2012, o projeto selecionou 80 cidades. 

e-Proinfo: O e-Proinfo é um software público, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED, do Ministério da Educação - MEC, e será oferecido em duas turmas da rede municipal de ensino. O programa é um ambiente colaborativo de aprendizagem que utiliza a internet como meio de desenvolvimento de diversas ações, como cursos a distância. As aulas terão início na primeira semana de maio. 

Educação Inclusiva: A SEMEC implantou salas multifuncionais em algumas escolas, e fortaleceu o trabalho do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Em parceria com a Secretaria de Saúde, está realizando o mapeamento dos alunos com deficiência sem diagnóstico como forma de contribuir numa melhor assistência.  

Esporte: Criação do Clube de Atletismo Curraisnovense; elaboração do projeto de um Centro de Treinamento Esportivo; implantação, em breve, das academias ao ar livre; e capacitação para os professores de jogos e recreação e arbitragem. O município se inscreveu para concorrer à chamada pública do projeto Praça da Juventude, espaço de convivência comunitária onde são realizadas atividades culturais, de inclusão digital e de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário