quarta-feira, 13 de março de 2013

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL debate violência contra mulher em escola de Natal

A luta pelo fim da violência doméstica chegou à sala de aula de uma escola particular da Zona de Norte de Natal. 

A deputada estadual Márcia Maia, a convite do Instituto de Ensino “O Mestre”, no Conjunto Parque dos Coqueiros, participou no final da manhã desta quarta-feira (13), de uma mesa de discussões junto a professores e alunos da instituição para tratar sobre o tema. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a parlamentar falou a alunos do Ensino Médio da instituição, destacou os índices de violência contra a mulher, cada vez maiores no país e o aumento drástico de homicídios na última década, bem como, as ferramentas que o poder público têm adotado para dar um basta à violência. 

"No Brasil, a cada 24 segundos, uma mulher é espancada, a cada dia, 10 são assassinadas. Nos últimos 10 anos, mais de 40 mil mulheres foram mortas no país. É um número alarmante é que mostra a necessidade de um envolvimento cada vez maior da população, com denúncias, e do Poder Público, com o fortalecimento da rede de proteção", relatou. 

Márcia explicou ainda o funcionamento da Lei Maria da Penha e divulgou também detalhes sobre o Ligue 180, número da Central de Atendimento da Secretaria de Política para Mulheres, do Governo Federal. 

Além disso, a parlamentar contou um pouco da sua trajetória e seus projetos voltados para a defesa dos direitos e pelo fim da violência contra mulher. 

Entre aqueles que ainda serão apresentados, a deputada destacou o projeto que prevê aos hospitais públicos e privados a obrigação de notificar às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher sobre pacientes vítimas de violência doméstica, além de projeto que quer garantir a criação de um banco de dados para oferecer às mulheres agredidas a oportunidade de qualificação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário