O prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 11, com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, para discutirem as ações a serem desenvolvidas para a implantação do curso de Medicina em Currais Novos, que está previsto para o segundo semestre de 2014.
A reunião, que aconteceu na reitoria da UFRN, em Natal, também contou com a participação da vice-reitora, Fátima Ximenes, que coordenada o projeto pedagógico do curso; do pró-reitor de Graduação, Alexandre Lara Menezes; do diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Enio Walker Azevedo Cacho; e das secretárias municipais, Aparecida Medeiros (Educação) e Tércia Lêda (Saúde). “Temos um grande interesse e empenho em firmar parcerias com a UFRN para trazer mais benefícios para a sociedade curraisnovense”, disse Vilton.
Com uma proposta pedagógica regional, o curso de Medicina terá ações desenvolvidas no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), localizado em Caicó e Currais Novos, e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz, e irá atender a demanda de profissionais da saúde nas regiões do Seridó e Trairi. No encontro, foram discutidas as possibilidades de espaço para as salas de aulas, hospitais e como os profissionais da saúde do município receberão os alunos.
Segundo a secretária municipal de saúde, Tércia Lêda, a parceria com a UFRN trará grande desenvolvimento para o sistema de saúde de Currais Novos. “A reitora se comprometeu em dar um suporte aos técnicos de saúde do município, no que diz respeito à capacitação continuada através do NESC/UFRN (Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva), e ainda aos profissionais do município que atuarão na preceptoria dos estudantes de medicina e outros cursos, que receberão bolsa de incentivo”, disse.
Na reunião, o diretor da FACISA sinalizou que irá enviar os estudantes de Fisioterapia, a exemplo dos estudantes de enfermagem que já estagiam no município, para realizarem seus estágios em Currais Novos, dando um suporte no atendimento domiciliar e nas Unidades de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário