sábado, 2 de março de 2013

O que o corte de cabelo tem a ver com sua liberdade?

Uma coisa muito comum de se ver são mulheres que mudam o corte de cabelo ou sua cor ao fim de um relacionamento ou etapa de sua vida. 

Mudar o cabelo é uma tentativa de exteriorizar quem é você nesse novo momento. Assim como a escolha das roupas, acessórios e a maneira de se portar. 

Dizem que o cabelo é a moldura do rosto e que influencia muito a autoestima feminina – e masculina também.A explicação de tudo isso é ordem. 

Um país só fica bem com seu regime de governo se não tiver a influência de outros lugares. Na Coreia do Norte a intenção é manter todo mundo quietinho num regime ditatorial, sem influência da cultura ocidental. 

Só que no meio desse discurso de proteção da cultura do país surge a explicação real desaprovação de diretos: tratar mulheres como posse. 

Os cortes de cabelo tem uma subdivisão do que é indicado para mulheres solteiras e mulheres casadas.

Algumas regras norte coreanas que foram divulgadas nos últimos dias: mulheres devem escolher entre 18 cortes de cabelo pré-aprovados pelo governo e homens devem ter cabelos de até cinco centímetros de comprimento – mas, se você for idoso, o governo quebra um galho e libera que você tenha até sete centímetros. 
Por Carol Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário