A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV completa, neste mês de junho, sete anos de atuação em Currais Novos.
Para marcar a data, uma série de oficinas de produção audiovisual foi pensada para ser desenvolvida ao longo de todo o ano letivo.
A proposta da RPTV é realizar um trabalho em rede visando à documentação e difusão de práticas educativas transformadoras; As ações da TV também têm o foco no protagonismo dos atores locais.
Os adolescentes e jovens, que freqüentam o projeto, participam de todas as etapas de produção de peças de comunicação e veiculação e passam a ser multiplicadores do conhecimento.
As ações do projeto, em estúdio, acontecem de forma sistemática nos turnos: vespertino e noturno (de segunda a sexta-feira) e também aos sábados.
Além da produção de conteúdo, a RPTV realiza também ações com escolas e com a comunidade.
Aos estudantes da rede pública de educação de Currais Novos, são oferecidas exibições de filmes, debates e contações de histórias.
Todas essas ações são coordenadas pelos estudantes, que freqüentam o projeto no contra-turno escolar.
Ainda neste semestre os estudantes, juntamente com a educadora Ana Paula Lopes, que coordena o núcleo local, promoverão oficinas de Roteiro, Reportagem, Captação de Imagens e Edição para estudantes do Ensino Médio da Escola E. Cap. Mor Galvão.
A iniciativa faz parte das ações do Projeto de Inovação Pedagógica, PIP, que é desenvolvido na escola.
A RPTV é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação- SEEC, 9ª DIRED, em parceria com o Centro de Documentação e Comunicação Popular.
Em Currais Novos o Canal 51 conta com o apoio da CAERN, que cede o local para o funcionamento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário