quinta-feira, 6 de maio de 2010

FORUM REGIONAL SOBRE DENGUE, REALIZADO EM JARDIM DO SERIDÓ.

No auditório da Câmara Municipal, foi realizado nesta quarta-feira, o Fórum Regional sobre Dengue, iniciativa do Conselho Municipal de Saúde de Jardim do Seridó, com a parceria da Secretaria de Saúde jardinense, 4ª URSAP, e as equipes de Endemias e Vigilância Sanitária.

O Fórum foi iniciado às 9 horas da manhã, transmitido, sua abertura, pela Rádio Cabugi do Seridó e prestigidado pelo Blog do Eliel Bezerra.

Na mesa, dirigente dos trabalhos, estavam o Prefeito Jocimar Dantas, o representante da Câmara Municipal, vereador Anchieta Junior, Zuila Clemens Coutinho e Paiva, Secretária de Saúde; Valter Luis da SESAP; Francisco das Chagas Nascimento, Coordenador Municipal da Dengue; José da Noite de Medeiros, Coordenador do evento e presidente do Conselho Municipal da Saúde; Dra Cristiane Fialho, da SESAP; Francisco Batista de Moura, Coordenador Regional de Dengue.

Também estiveram no fórum, representantes das Igrejas Católicas e Evangélicas, médicos dos PSF’s de Jardim do Seridó, representação de diversos colégios municipal, dentre eles o CEFE, Centro de Reabilitação, Calpúrnia Caldas de Amorim, Maria de Lourdes; coordenadores da dengue de Currais Novos, Francisco Duarte da Silva, de Cruzeta Camilo de Lelis da Silva e de Carnaúba dos Dantas e secretários municipais. Houve abertura oficial com vários pronunciamentos, apresentação da IV URSAP, apresentação de Jardim do Seridó por Francisco das Chagas (Galego) aspecto epidemiológico e entomológico da dengue, depoimentos dos agentes de endemias do município de Jardim, COFREE BLACK, debate com todos os presentes: Em Jardim foi detectado um caso de soro tipo I, um dos vírus da Dengue maléfico.

Foi dito por Zé da Noite que o 1º caso da Dengue ocorreu em 1997 e que o mosquito Aedes Aeguypti apareceu no Brasil em 1686 (febre amarela) e a primeira campanha no Brasil ocorreu em 1691. Houve consenso no encontro com essa justificativa: “O esforço empreendido até hoje na nossa região para erradicar o mosquito da Dengue não tem conseguido livrar o Seridó dessa presença ameaçadora à nossa saúde, no entanto, não podemos ser ingênuo a ponto de dizer que os esforços empreendidos neste sentido foram em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário