sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dieta com vinho e frutas vermelhas e roxas pode reduzir chances de ter diabetes tipo 2, aponta pesquisa

Tudo que é bom faz mal para a saúde? Apesar de essa parecer uma verdade universal, cada vez mais a ciência tem mostrado que não é bem assim que as coisas funcionam. 

Um novo estudo, publicado no Journal of Nutrition, mostra que alimentos ricos em flavonoides podem reduzir riscos de ter diabetes tipo 2, e nessa lista se encontram itens como chocolate, vinho, chás e frutas vermelhas e roxas, que devem ser consumidos, mas sem abusos. 

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Kings College London e da University of East Anglia, ambas no Reino Unido. Eles investigaram 1997 mulheres com entre 18 e 76 anos que preencheram um questionário sobre sua alimentação.

Depois foi estimada a quantidade total de flavonoides consumidas, além da quantidade especifica de seis subtipos desse nutriente: antocianinas, flavanonas, flavan-3-ols, flavonóides poliméricos, flavonóis e flavonas.  
O que eles verificaram é que o consumo em altas quantidades de flavonoides (principalmente as flavonas e antocianinas) reduziram a resistência à insulina, principalmente nas regiões periféricas do corpo, o que resultou em uma menos quantidade de insulina sérica. 

As antocianinas estão mais presentes em alimentos de coloração roxa e vermelha, como açaí, uvas, berinjela, entre outros. 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário