quarta-feira, 30 de abril de 2014

DETRAN/RN: exame de volante vai ser aplicado em 20 cidades do interior do RN

A equipe de peritos examinadores do Detran/RN inicia nesta sexta-feira (02) o cronograma de exames de direção veicular direcionado as cidades do interior do Estado. 

A primeira cidade a receber a iniciativa será Santa Cruz e, ao todo, serão 21 dias de serviço realizado em 20 municípios espalhados por todas as regiões do RN. 

A intenção é avaliar 2.500 candidatos que buscam adquirir sua Carteira Nacional de Habilitação. Os peritos analisam o conhecimento prático de volante dos candidatos que já foram considerados aptos nos exames médico e psicológico, e que também já concluíram a carga horária de aulas prática e teórica ministradas pelo centro de formação de condutor de sua escolha. 

O usuário que deseja permissão para pilotar veículo automotor de quatro ou mais rodas é avaliado no tocante a estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e referente à condução do veículo em via pública, urbana ou rural. 

Já para os veículos de duas rodas são exigidas habilidades de ziguezague (slalow) com no mínimo quatro cones, passagem por prancha ou elevação com no mínimo oito metros de comprimento, sonorizadores com réguas de largura e espaçamento de 0,08m (oito centímetros) e altura de 0,025m (dois centímetros e cinco milímetros), na largura da pista, e com 2,5m (dois e meio metros) de comprimento, duas curvas sequenciais de 90° (noventa graus) em “L” (ele) e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8” (oito). 

Segundo a subcoordenadora da Controladoria de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, para que o candidato seja aprovado no teste é necessário que ele não cometa nenhuma falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor do que três. 

“No caso de reprovação o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos 15 dias da divulgação do resultado, sendo dispensado do Exame Teórico-técnico, pois pressupõe já ter sido aprovado, uma vez que esse item constitui etapa anterior”, disse. 

Os municípios de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Ceará Mirim vão receber os examinadores em dois momentos distintos. Além do cronograma de testes de direção veicular direcionado as cidades do interior do RN, o Detran/RN realiza um processo diário de avaliações com equipes de examinadores fixas nos municípios de Natal e Mossoró. 

Nas terças e quintas-feiras também são efetuados 210 avaliações de volante na cidade de Parnamirim. 

CRONOGRAMA– EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR MAIO DE 2014 

02/05– Santa Cruz; 
05/05– Nova Cruz; 
06/05– Jucurutu; 
07/05– João Câmara e Macau; 
08/05– Currais Novos; 
09/05– Caicó; 
12/05– Ceará Mirim; 
13/05– Parelhas; 
14/05– Passa e Fica; 
15/05– Pau dos Ferros e São Miguel; 
16/05– Pau dos Ferros; 
19/05– Goianinha; 
20/05– Jardim do Seridó; 
21/05– Canguaretama; 
22/05– Currais Novos; 
23/05– Caicó; 
26/05– Ceará Mirim; 
27/05– São Paulo do Potengi; 
28/05– Nísia Floresta e Tangará; 
29/05– Apodi; 
30/05– Pau dos Ferros e Caraúbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário