No Brasil, mais de 3 mil micro e pequenos empresários trabalham no mercado de bijuterias e semijoias. Em São Paulo, um ateliê se destaca na fabricação de peças com as cores e símbolos do Brasil.
As empresárias – e irmãs – Mônica e Andrea Larocca ingressaram no setor com R$ 50 mil, em 2009. Elas alugaram uma sala, compraram matéria-prima e montaram um ateliê de semijoias.
Crise é uma palavra que não faz parte do vocabulário dessas irmãs. Só no último ano, elas cresceram 40% e venderam mais de 80 mil peças.
As empresárias lançam, em média, 25 produtos por semana, sempre em quantidade pequena. Quando acaba o estoque, elas criam novos produtos.
Andréa e Mônica faturam R$ 150 mil por mês com as semijoias. A margem de lucro do negócio é de 15%.
De acordo com o consultor Bill Provin, existem duas maneiras de começar um negócio de semijoias com baixo investimento.
A primeira é comprar em feiras e revender para o consumidor final – o que exige investimento inicial aproximado de R$ 5 mil.
Também é possível comprar a matéria-prima, montar as peças e vender para lojistas. Neste caso, o investimento inicial num ateliê é de cerca de R$ 30 mil.
G1
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