quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prefeitura conclui obra de abastecimento na comunidade quilombola “Negros do Riacho”

Uma solução definitiva para o abastecimento da comunidade quilombola “Negros do Riacho”, na zona rural de Currais Novos, foi realizada no último dia 30 de março com a conclusão das obras do sistema de abastecimento pela Prefeitura de Currais Novos. 

De acordo com o prefeito Vilton Cunha, em comentário na manhã desta quinta-feira (24) no programa “Acontece em Currais Novos”, esta obra “dará segurança hídrica para a comunidade”. “Iniciamos esta obra em janeiro de 2013, com execução da empresa FJ Construções e Empreendimentos, onde os recursos – R$ 241 mil – foram adquiridos através de convênio com a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, do Governo Federal”. 

O sistema de abastecimento dos “Negros do Riacho” beneficiará 47 residências que contarão com ramais ligados a uma caixa d’água com capacidade para 20 mil litros, reservatório este que tem um poço tubular com vazão de 3 mil litros por hora como principal fonte de água. 

A caixa faz a distribuição por gravidade, e conta com bombas e dessalinizador para tratamento da água. Além desta importante obra, a Prefeitura também está construindo barragens submersas, em parceria com a ONG “Agência de Desenvolvimento para Povos Não Alcançados”, perfurando 26 poços através de convênio com o DNOCS, e construindo cisternas através de programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Entre as propostas apresentadas ao Governo Federal em benefício da zona rural do município, a prefeitura apresentou à FUNASA um projeto de saneamento para o Povoado Cruz no valor de R$ 1 milhão e 689 mil. 

“Esta obra irá resolver definitivamente o problema de esgoto na comunidade, beneficiando 215 famílias”, disse Vilton Cunha. “Estamos lutando para dotar nossa zona rural de melhor estrutura hídrica e de saneamento”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário