segunda-feira, 28 de abril de 2014

Henrique Alves defende diversificação e integração da economia do RN no seminário Motores do Desenvolvimento

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), defendeu, nesta segunda-feira (28), a diversificação e a integração da economia potiguar como “linhas complementares” ao desenvolvimento do estado. 

Segundo ele, a “diversificação da economia é importante para ampliar as possibilidades de investimento em áreas ainda pouco exploradas, e sua integração vai criar novos vínculos com as cadeias produtivas nacionais e internacionais”. 

Alves fez a declaração durante a 20ª edição do projeto “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, que busca debater alternativas para o crescimento potiguar. Ele lembrou que as áreas de comércio e serviços respondem por 40% do PIB do Rio Grande do Norte e devem ser incentivadas. 

“A importância de comércio e serviços tem-se mantido ao longo do tempo, como confirmam dados do IBGE, que mostram crescimento de 8,8% do setor, em 2013, o maior registrado na região Nordeste. Em janeiro deste ano, as vendas do comércio varejista cresceram 6% em relação ao ano passado. 

A perspectiva é que a tendência se confirme e que a força do setor ajude a manter a taxa de crescimento da economia potiguar em nível superior ao da média do País”, declarou. 

Efeitos da Copa 

Alves também destacou a realização da Copa do Mundo como “oportunidade” para dinamizar a economia não só durante o evento, mas com efeito positivo sobre o turismo a médio e longo prazos. 

Para isso, ele defendeu investimentos em ciência, tecnologia e inovação, de forma a diversificar a produção e também melhorar a capacitação da mão de obra. “Uma região como a nossa, com o enorme potencial turístico que possui, precisa de profissionais bem treinados, capazes, entre outras coisas, de falar línguas estrangeiras e de se manter atualizados em relação à indústria turística internacional”, disse. 

“Nossas praias, nossa culinária e a hospitalidade de nosso povo são excepcionais, mas existem muitos destinos turísticos no mundo que concorrem conosco e que procuram diversificar a oferta de serviços. Devemos estar atentos a isso, se quisermos dar um salto de qualidade no futuro próximo”, acrescentou.

Durante seu discurso, o deputado disse acreditar que o Rio Grande do Norte vive um momento favorável para avançar na melhoria da qualidade de vida da população. “Dispomos de recursos naturais, de uma população trabalhadora e da iniciativa da classe empresarial para investir, de forma criativa, nas oportunidades que se apresentam”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário