segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O que diz a cor da urina sobre a sua saúde? É bom prestar atenção e se cuidar

Sabemos que não é um assunto agradável, pode ser que você seja uma daquelas pessoas que vai ao banheiro e não presta atenção a estes aspectos, mas os médicos alertam que é essencial saber a cor da nossa urina, e não apenas observar se sentimos dor, já que a cor pode ser indício de má nutrição, doenças etc. 

A urina é composta de água e outras substâncias residuais. Sua cor indicará uma disfunção do organismo, por causa da alimentação, de uma inflamação ou até mesmo o consumo de um medicamento. Primeiro, devemos saber uma coisa: a urina é produto da filtragem dos rins, que despejam na bexiga uma mistura de água e toxinas que o corpo não precisa mais e deve eliminar. 

Os alimentos ingeridos e os mecanismos próprios individuais, como transpiração e respiração, determinarão a quantidade de urina evacuada. A cor dependerá dos seguintes aspectos: 

Cor clara 

A urina de cor clara é um bom sinal e indica um bom nível de hidratação. O elevado consumo de água facilita a filtragem da urina pelos rins, daí seu tom mais claro. 

Cor amarela intensa 

É um sintoma a ser considerado, indica o consumo insuficiente de água, pressionando os rins a trabalharem mais para filtrar a urina. Há maior acúmulo de toxinas exigindo maior hidratação. Não é nada ruim. A cor pode também ser causada por sudorese excessiva, resultado de trabalho duro ou atividade física intensa. 

Amarelo escuro 

Este já é o tom mais sério, é preciso consultar o médico. Indica que há um problema no fígado e pode se estar sofrendo de icterícia. Nesse caso, observar os olhos e identificar se há também uma tonalidade amarelada. Poderá haver cansaço e mal-estar geral, geralmente associado a outros sintomas que serão imediatamente perceptíveis. 

Tom marrom avermelhado 

Talvez seja a cor mais comum, indicativa de um problema renal. Deve-se à inflamação na urina e pequenos vestígios de sangue. É sinal de um possível cálculo da vesícula biliar a caminho, de que o trato urinário está sofrendo com estas pedras que estão dolorosamente abrindo seu caminho até a bexiga, ou pode ser que as pedras estejam ainda no rim, e isso pode ser prejudicial. Neste caso, a tonalidade da urina é muito característica. Além disso, haverá também dor se for um problema nos rins. 

Cor laranja 

Esta tonalidade é anormal, mas pode ocorrer. Ocorre pelo excesso de vitamina C no corpo, que é filtrado pelos rins. Se ocorrer um dia, deve-se apenas reduzir – e nunca eliminar – o consumo de todas as frutas e legumes com vitamina C durante pelo menos cinco dias. 

Cor azul 

Surpresos? Por mais estranho que pareça, pode ocorrer e deve-se a um excesso de cálcio ou certa infecção bacteriana. Acontece com pessoas que tomam suplementos vitamínicos, gera-se um excesso ou pequena contaminação com outras substâncias e o corpo sofre com isso. Deve-se ter cuidado com todos os medicamentos e suplementos vitamínicos e, diante de qualquer alteração, aconselha-se consultar o médico. 

Cor vermelha 

A urina vermelha pode indicar duas coisas. A primeira pode ser grave, já que pode ser pela presença de sangue e é preciso informar imediatamente o médico. Pode haver um problema na bexiga ou nos rins: um diagnóstico preciso dará a resposta. A segunda causa desse sintoma é completamente inócua. Se um dia consumir muitas beterrabas, frutas vermelhas, amoras ou até alimentos com muito corante, a urina pode adquirir esta cor. Se este tom se repetir ao longo de vários dias, não hesitar em consultar um especialista. 
Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário