segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CBTU fará estudo de viabilidade técnica de ampliação do VLT para a Grande Natal.

O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, comprometeu-se hoje (31), durante audiência requerida pela deputada federal Fátima Bezerra (PT) na CBTU, em apresentar um estudo técnico para a ampliação do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para os demais municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN).

O projeto original, orçado em R$ 136 milhões e apresentado pelo Governo do Estado ao Ministério dos Transportes, trata apenas da modernização da frota e recuperação da linha férrea e terminais de embarque e desembarque do trajeto que liga a Ribeira a Nordelândia, em Natal.

Fátima Bezerra se esforça para incluir Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, Nísia Floresta, São Gonçalo do Amarante e Macaíba no projeto. Ela vem tratando do assunto em reuniões com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) e Mário Negromonte (Cidades), além de participar de audiências públicas e promover seminário em Natal.

“Desde que eu entrei para a Companhia, Fátima militou para que esse VLT saísse do papel. Sou testemunha do empenho que ela tem feito por Natal e cidades vizinhas. Nós precisamos que vocês a ajudem nesse esforço”, disse Colombo durante a reunião. "Nós nos comprometemos em fazer o estudo de vaibilidade e entregá-lo até o fim do ano".

Participaram também da audiência o superintendente da CBTU no Rio Grande do Norte, Erly Bastos, representantes das prefeituras de Ceará-Mirim, Extremoz, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o vereador e presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana, George Câmara (PCdoB).

A ideia de Fátima Bezerra é, com o estudo de viabilidade em mãos, provocar novas audiências com Ministérios das Cidades e Planejamento e, com apoio dos prefeitos da RMN e Governo do Estado, pressionar o Governo Federal para liberar recursos e concretizar o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário