O Centro Suvag (Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina) recebeu na manhã desta segunda-feira (10) uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelos 30 anos de funcionamento no estado. A sessão foi acompanhada integralmente pelo intérprete de Libras, Elligton Costa.
Criado em agosto de 1981, o Suvag atende cerca de 230 pessoas por mês com testes da orelhinha, realiza outros tipos de diagnósticos e acompanhamentos de deficiências da fala e audição, entrega aparelhos auditivos, além de promover a reabilitação desses pacientes.
Ao todo, mais de 12 mil pessoas já foram beneficiadas pelas atividades da instituição, única no estado que presta atendimentos nessa área de forma gratuita, através do SUS.
Propositora da homenagem, a deputada estadual Márcia Maia destacou em seu pronunciamento um pouco da história do instituto idealizado pelo dentista Francisco Chagas Pinheiro em parceria com um grupo de pessoas cujos filhos sofriam de algum tipo de deficiência.
A parlamentar cobrou mais atenção ao centro por parte dos poderes Municipal e Estadual e sugeriu a ampliação dos serviços para cidades do interior do Rio Grande do Norte, a partir de parcerias com os municípios.
"Reconhecer a importância do Centro Suvag em nosso estado é uma obrigação. Bem mais que isso, precisamos assegurar que iniciativas como essa não seja isoladas, para que outros centros como esse possam brotar em nossa sociedade e florescer, se multiplicar. Um dia, então, poderemos olhar para trás e ver a desigualdade social apenas como parte de um passado triste", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário