quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

URBANO MEDEIROS ENGAJADO EM DEFESA DOS CIGANOS

O maestro potiguar-seridoense Urbano Medeiros, músico reconhecido internacionalmente, sempre está criando novos horizontes. 

Recentemente ficou na cidade de Equador, RN 12 dias e em contato fraterno com os ciganos daquela cidade resolveu entrar na Pastoral dos Nômades que está presente no mundo inteiro.

"A Música é o grande canal" - diz em contato com o nosso blog por meio da sua assessora Dr.a Sylvia Ferreira. 

Urbano nasceu numa tradicional família judaica sefaradita do Seridó e na sua juventude tocou muito em Currais Novos, cidade pela qual ele tem um grande apreço. 

O Cigano tem um sentimento de exclusão, o desejo de conservar a sua mobilidade e a sua família. A solidariedade é o cerne da sua mentalidade. 

A sua concepção religiosa e a sua fé estão fundamentadas na existência de um Protetor potente. 

 A Redenção – como plenitude da solidariedade – não se refere unicamente à alma, mas ao homem na sua integridade, compreendida a sua cultura, o seu tipo de relações, etc. 

Portanto, na transmissão do Evangelho é extremamente importante considerar os valores e a riqueza da cultura cigana, conhecer a sua língua, prezar as suas tradições e usos. 

Na realidade, a compartilha da vida cigana traz um enriquecimento recíproco. Urbano está apredendo e pesquisando as duas línguas usados por este povo: ROM E CALÓN. 

Parabéns ao nosso clarinetista que leva o nosso nome para muitíssimo lugares do Planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário