Trinta e cinco milhões de reais e nove meses de execução. Este é o orçamento e prazo máximo para a construção da adutora de engate rápido que abastecerá Currais Novos e Acari de forma emergencial devido o colapso nos sistemas adutores dos açudes Dourado e Gargalheiras (com capacidade abaixo dos 10%).
A obra teve o edital lançado na manhã desta segunda-feira (15) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Currais Novos e contou com a participação dos prefeitos Vilton Cunha (Currais Novos), Izaías Cabral (Acari), do presidente da CAERN, Yuri Tasso, e do diretor geral do DNOCS, Walter Gomes.
O encontro também contou com a participação do ex-prefeito Zé Lins, empresários, representantes de entidades, OAB, vereadores, imprensa e da população. Para o prefeito Vilton Cunha o momento é de extrema alegria e de esperança.
“A união de todos os currais-novenses foi de extrema importância para a concretização deste sonho que hoje se torna real”, disse Vilton, que aproveitou a oportunidade para destacar a atuação política e apartidária da luta pela adutora, e algumas ações realizadas pela Prefeitura em prol do abastecimento da cidade, como a Operação Pipa na zona rural, e o abastecimento de residências na zona de expansão dos bairros periféricos.
Segundo o diretor geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca, o projeto da adutora de engate rápido para as duas cidades demandou tempo e esforço da equipe do órgão, além da CAERN. “Há 15 dias recebemos a confirmação dos recursos do Governo Federal para a realização desta obra tão importante”, disse Walter, lembrado que nesta terça-feira (16) o edital será publicado no Diário Oficial da União, e é esperado até a primeira semana de novembro que seja realizada a licitação, e ordem de serviço até o final de novembro.
No total, 80 mil metros cúbicos de canos serão utilizados na obra que custará R$ 35 milhões de reais, e terá a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves como o manancial de captação da água que abastecerá Currais Novos e Acari.
O diretor da CAERN afirmou que mesmo com a obra da adutora de engate rápido, o governo estadual está elaborando o projeto da adutora definitiva para as duas cidades que terá a Barragem de Oiticica (em obras) como fonte do abastecimento.
“Queremos contar com o apoio da população para racionar água e utilizá-la de forma correta e consciente”, disse Yuri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário