Começa amanhã (17), às 9 horas, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, A Segunda Reunião Anual da Coordenação Nacional do Programa Água Doce (PAD) com os Coordenadores Estaduais do Programa e Secretários dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
A Reunião Anual tem por objetivo o acompanhamento da execução dos convênios com os Estados envolvidos e o aprofundamento das discussões técnicas com vistas à implantação dos Sistemas de Dessalinização. O evento vai até a sexta-feira (19).
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, Luciano Cavalcanti, vai fazer a abertura do evento junto com Renato Saraiva, coordenador Nacional do Programa água Doce.
Também estarão presentes técnicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), dos nove estados e das empresas contratadas para a execução das obras físicas dos Sistemas.
Entre os temas previstos para discussão estão: Metodologia para realização de obras civis, instalação e manutenção dos sistemas, metodologia para os componentes de Mobilização Social e Sustentabilidade Ambiental bem como a apresentação dos projetos técnicos dos sistemas de dessalinização no que diz respeito aos componentes físicos de dessalinização e Obras Civis.
De acordo com Luciano, para esta fase do Programa estão sendo investidos no RN recursos no valor de R$ 11 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado.
A previsão é que sejam beneficiadas 68 comunidades. Os equipamentos atenderão à 30 municípios, de acordo com o critério adotado pelo MMA que é o Índice de Condições de Acesso à Água (ICCA).
Este índice leva em consideração os seguintes fatores: pluviometria, intensidade de pobreza, taxa de mortalidade infantil e o índice de desenvolvimento Humano (IDH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário