As possibilidades e perspectivas para o desenvolvimento do semiárido seridoense orientaram as discussões dos palestrantes da “XIII Semana do Administrador”, evento organizado pelo curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Campus Currais Novos, e que teve início na noite nesta quarta-feira (10) no Aero Clube.
Participaram da solenidade de abertura a professora Kelsiane Lima, representando a direção do CERES; Professora Marilene Bizerra da Costa, coordenadora do curso de administração; Íris Linhares, vice-coordenadora do curso; além de professores, alunos da graduação e de cursos afins à área administrativa.
Com mediação do professor Marcos Adller, o prefeito Villton Cunha e o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC), Ricardo Cândido Montenegro, debateram sobre as perspectivas de crescimento da região.
Vilton Cunha destacou os principais eixos econômicos do município e a potencialidade do empreendedorismo para o desenvolvimento da cidade.
O prefeito destacou os ciclos econômicos que desenvolveram o município, como a pecuária, agricultura e a mineração e se mostrou confiante no crescimento da cidade nos próximos anos. “Currais Novos é uma cidade polo para 16 municípios, se destacando como grande prestadora de serviços, e temos a perspectiva de um grande desenvolvimento no futuro”, disse Vilton, afirmando que o município tem grandes potencialidades para a geração de energias renováveis (eólica e solar), exploração mineral, indústria têxtil e um “perfil” empreendedor.
Segundo maior polo têxtil do país e uma das cidades que mais se destacam na economia da região nordeste, Caruaru tem sua economia baseada no comércio, indústria e prestação de serviços, e conta com uma associação comercial (ACIC) que tem como objetivo o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade e região.
A expansão da economia no município e a formação do grande polo têxtil, junto à Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, foram alguns dos pontos do discurso do presidente da ACIC, Ricardo Montenegro, que enfatizou a importância do empreendedorismo e profissionalização da gestão como primordiais para o crescimento de uma cidade e região.
“Infraestrutura de qualidade, capital humano qualificado, desenvolvimento social e econômico são fundamentais para uma região se desenvolver”, afirmou. Entre as ações de grande importância desenvolvidas pela ACIC se destaca a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, com faturamento de mais de R$19,5 milhões.
A XIII Semana do Administrador da UFRN continua com sua programação nesta quinta-feira (11) e se encerra amanhã, sexta-feira (12) no Largo do Tungstênio Hotel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário