Uma das prioridades para a Prefeitura Municipal de Currais Novos é o investimento em ações que tragam melhorias para a saúde da população, buscando oferecer a todos os munícipes atendimento e serviços de qualidade, seja nas Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, NASF, ou nos projetos da atenção básica.
Os procedimentos de média e alta complexidade, de responsabilidade do Hospital Regional “Mariano Coelho”, são garantidos pelo Estado, porém, a Prefeitura Municipal reforça com recursos próprios - R$ 60 mil por mês - os pagamentos dos plantões da urgência.
Além desta contribuição, a Prefeitura também repassa mensalmente, via convênio com o Governo do Estado, R$ 110 mil para o pagamento dos plantões extras.
Dessa forma, o município cumpre mais do que um dever, mas uma obrigação constitucional, e cabe à unidade hospitalar, oferecer atendimento de qualidade à população.
Os serviços públicos gratuitos de saúde no Brasil estão dentro de um sistema onde existem “portas” de entrada dos usuários de acordo com a classificação de risco.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são, portanto, destinadas ao atendimento de consultas de baixa e média complexidade, curativos, tratamento odontológico, vacinas, além de encaminharem os usuários para consultas especializadas na Policlínica, por exemplo.
Em Currais Novos, a população tem garantia de atendimento nas 7 UBS da zona urbana e nas 3 da zona rural. Para maio, a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde devem abrir uma UBS no bairro JK para atender uma das maiores comunidades do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário