segunda-feira, 29 de julho de 2013

Currais Novos é o primeiro município do RN a realizar fórum sobre objetivos do milênio

Realizado na última quinta-feira, 25 de julho, em Currais Novos, o I Fórum sobre os Objetivos do Milênio, evento que reuniu representantes dos poderes públicos e instituições sociais no auditório da AMSO. 

Com o tema “Nós podemos Currais Novos”, o fórum debateu sobre as ações que devem ser realizadas como forma de diminuir as desigualdades entre as classes sociais através do fortalecimento das políticas públicas. “No Rio Grande do Norte uma das maiores preocupações é com saúde pública, uma vez que este é o estado em que mais morre mulheres de parto e um dos que mostra os piores indicadores em termos de saúde pública”, disse a coordenadora estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Socorro Almeida. 

De acordo com a coordenadora, o Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, foi o primeiro chefe de executivo municipal do Estado a sugerir a realização de um fórum para tratar dos ODM. “É preciso uma comunidade engajada para participar ativamente dos objetivos do milênio, e isso só será possível com a interação de todos em busca de melhorias para Currais Novos”, disse Vilton. 

A Secretária Municipal de Educação, Aparecida Medeiros, que também é a coordenadora da ODM no polo Seridó, disse que os objetivos buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas através de mudanças nas políticas públicas até 2015. 

Os oito objetivos do milênio são: 1- acabar com a fome e a miséria, 2- educação básica de qualidade para todos, 3 - igualdade entre sexos e valorização da mulher, 4 - reduzir a mortalidade infantil, 5 - melhorar a saúde das gestantes, 6 - combater a aids, a malária e outras doenças, 7 - qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8 - todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. 

A metodologia da ODM é formada por núcleos: Núcleo Estadual, Núcleo Regional e Núcleo Municipal. Inicialmente é feito uma municipalização com a Prefeitura Municipal e, logo após a comunidade local tem que participar ativamente do processo de realização dos objetivos do milênio em seus municípios, criando inclusive um núcleo com uma coordenação ativa e participativa. 

Todos devem participar do núcleo ODM em um município, inclusive associações, todos os setores públicos, empresas, ONG’s e população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário