quarta-feira, 31 de julho de 2013

VII Conferência Municipal de Assistência Social debate gestão e financiamento do SUAS

Avaliar e propor ações que consolidem o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) foram os principais pontos debatidos durante a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve abertura na noite desta terça-feira (30), no auditório do Centro de Convivência dos Idosos “Tereza Bezerra Salustino”. 

A conferência tem como objetivo analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. 

O encontro contou com a participação do Prefeito Vilton Cunha, do secretário da SEMTHAS, Eugênio Lins, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gérson Júnior, e da representante dos usuários da assistência social, Veruska Karla.

O Pastor João Batista fez a benção inicial da conferência. “Temos que trabalhar em parceria com os conselhos e associações em busca de um único objetivo: o bem de todos”, disse Eugênio. 

Representantes de associações e ONG’s também estiveram presentes na abertura da Conferência, que tem como tema “Gestão e Financiamento para efetivação do SUAS”. “Temos o compromisso junto à SEMTHAS de buscar maior justiça social no nosso município através do desenvolvimento de diversas ações”, disse Vilton. “Inserir as pessoas no mercado de trabalho é uma das nossas principais metas”, afirmou. 

O prefeito disse que em breve terá uma reunião com o Grupo Guararapes, maior empresa de confecção da América Latina, para buscar apoio na implantação de um polo de confecção no município. 

Convidado para palestrar sobre o tema central da conferência, o secretário de assistência social do município de São José do Seridó, Francisco Assis dos Santos Júnior, apresentou os eixos temáticos do SUAS, que são: O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS; e regionalização. 

“A assistência social tem que ser a transformadora da sociedade”, afirmou Francisco, apontando os principais programas assistenciais e de transferência de renda, como o Bolsa Família, que transformaram a vida de milhões de brasileiros nos últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário