domingo, 28 de julho de 2013

Manifestante atira bananas contra primeira ministra negra da Itália

Alguns dos principais políticos da Itália cerraram fileiras com Cecile Kyenge, a primeira ministra negra do país e alvo de ofensas racistas desde sua indicação em abril, depois que um espectador lhe atirou bananas enquanto ela fazia um discurso. 

Kyenge, ministra da Integração nascida na República Democrática do Congo, comparecia a um comício político em Cervia, no centro da Itália, na sexta-feira quando alguém na plateia atirou bananas contra o palco, quase a atingindo. 

Kyenge tem recebido ofensas e ameaças racistas quase todos os dias desde que entrou no governo. No início deste mês, um senador do partido anti-imigração Liga do Norte a comparou com um orangotango e só se desculpou após uma enxurrada de críticas.

No mês passado, um conselheiro da Liga do Norte disse que Kyenge deveria ser estuprada, para que entenda como vítimas de crimes cometidos por imigrantes se sentem. 

O conselheiro recebeu uma pena de prisão, suspensa, e uma proibição temporária de ocupar cargos públicos. 

Pouco antes do incidente de sexta-feira, membros do grupo de extrema direita Forza Nuova deixaram manequins cobertos de sangue falso perto do local do comício do Partido Democrata como protesto contra a proposta de Kyenge de tornar cidadãos todos aqueles nascidos em solo italiano.

"A imigração mata", diziam panfletos que acompanhavam os bonecos --um slogan que a Forza Nuova já usou antes em referência aos assassinatos cometidos por imigrantes no país. 
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário