segunda-feira, 1 de julho de 2013

Merenda escolar mais natural evita riscos de diabetes e hipertensão nas crianças

“Crianças e jovens que possuem uma alimentação natural e rica em vitaminas, carboidratos, fibras e proteínas, tem mais chances de evitarem doenças como diabetes e hipertensão no futuro”. 

A afirmação é da nutricionista Márcia Regina de Araújo, responsável pelas dietas da merenda escolar de Currais Novos. “Alimentos com redução de sal e açúcar também contribuem para uma vida mais saudável”, comentou. 

A rede municipal possui três tipos de cardápio para cada grupo de crianças, desde as das creches até os pré-adolescentes. “Prezamos por alimentos sem agrotóxicos e alimentos mais naturais possíveis”, afirma Márcia. 

De acordo com a nutricionista, alguns alunos possuem alimentação específica devido algumas intolerâncias ou problemas de saúde, como a diabetes. Visita às instituições de ensino e a capacitação das merendeiras auxiliam numa melhor fiscalização do alimento que está sendo servido aos alunos. 

O diretor do departamento de assistência ao educando, Antonio Augusto Mendes, diz que o Conselho Municipal de Alimentação Escolar é fundamental para o “controle dos recursos utilizados na merenda escolar”. “Com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os alunos passaram a receber uma melhor assistência nutricional como forma de auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem”, disse. 

Sucos, biscoitos, bebidas lácteas, frutas, e alimentos ricos em proteínas e carboidratos, possuem grande aceitação por parte da comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário