domingo, 14 de julho de 2013

Uso de jato da FAB por autoridades cresce 39% no governo Dilma

Somente no primeiro semestre deste ano autoridades federais fizeram 1.664 solicitações de uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), um aumento de quase 39% em relação aos pedidos feitos no primeiro semestre do governo Dilma Rousseff, em 2011. 

Em média, nove autoridades decolaram por dia em jatinhos oficiais de janeiro a junho.Os políticos fazem solicitações individuais, mas pode haver compartilhamento de voo. 

Os aviões levaram em seis meses chefes de 42 órgãos públicos federais e seu staff, além de possíveis caronas. A relação das viagens do primeiro semestre, fornecida pela FAB ao Estado, revela o uso cada vez mais frequente da frota oficial por autoridades no governo Dilma Rousseff. 

De janeiro a junho de 2013, a média diária de solicitações foi maior que no mesmo período em 2011 (6,6) e em 2012 (8). Em 2011, foram 1.201 solicitações no período. 

No ano passado, 1.471. Não raro, as autoridades decolam para cumprir agendas oficiais casadas a compromissos partidários ou privados. Esses dados terão de ser enviados em 30 dias ao Senado, que aprovou pedido de explicações sobre o uso da esquadrilha da FAB a partir de 2010. 

Mas a Aeronáutica adianta que a relação de caronas em cada viagem não será revelada. A justificativa é que a lista de passageiros é descartada depois da chegada do avião ao destino. 
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário