O Secretario Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, acompanhado de uma comissão técnica da Semarh, visitou, ontem (06), as obras da Barragem de Oiticica e se reuniu com representantes das empresas responsáveis pela execução e fiscalização da obra.
Um dos objetivos da visita foi sondar e discutir com os engenheiros o melhor local para a construção da derivação que receberá as águas do São Francisco, através da transposição. “Já estamos negociando com a bancada federal do RN o estabelecimento de prioridades, dentro das emendas parlamentares, para a construção do canal do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF)” disse Mairton.
No canteiro de obras, em Reunião com KL Engenharia, empresa responsável pela supervisão dos serviços, e com o consórcio EIT/ENCALSO, responsável pela construção do reservatório, a equipe discutiu questões técnicas do empreendimento, entre elas, a rede de energia nas proximidades do eixo da Barragem e atualização do processo licitatório para Nova Barra de Santana.
“A licitação está em andamento e como houve interposição de recursos, nossa expectativa é que eles sejam julgados, na forma da lei, até o final desse mês” explica.
Durante visita, o secretário conferiu a atual frente de serviço das obras, já que a empresa teve que readequar sua atuação e recuar da parte do leito do rio, passando a intervir, por enquanto, somente nas extremidades, tecnicamente conhecida como “ombreiras”.
O atual percentual de execução da obra é de 40%.
A equipe também realizou visita a um dos sítios arqueológicos existentes dentro da Bacia Hidráulica do reservatório. Mairton ressaltou que a Semarh já elaborou um programa de prospecção arqueológico da Barragem, onde foram elaboradas propostas de salvamento dos sítios existentes.
“Estamos elaborando também um diagnóstico geral sobre o estado de conservação desses sítios e trabalhando para que essa importante estrutura fique preservada” destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário