O que é ser médico no semiárido do Rio Grande do Norte? Essa é a questão que um grupo de docentes da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN (EMCM/UFRN) traz no livro Vivência Integrada na Comunidade: Implicações e desdobramentos na formação médica.
As professoras Ana Luiza de Oliveira e Cristiane Spadacio, junto com os professores Diego Bonfada e Marcelo Viana da Costa, decidiram trazer esse e mais outros questionamentos como meio de divulgar a experiência dos estudantes da instituição. Lançada em 5 de setembro, a obra procura mostrar e incentivar a humanização da prática como profissionais de saúde.
A produção é baseada na perspectiva dos alunos de Medicina em relação a suas vivências no período em que eles participaram do projeto Vivência Integrada na Comunidade (VIC), presente na carga-horária obrigatória da EMCM desde 2014.
Nele, são compartilhados todos os sentimentos pelos quais os estudantes passam durante a vivência. “Os módulos da VIC se configuram como internato longitudinal e caracteriza-se como uma estratégia de imersão na realidade do Sistema Único de Saúde de três municípios que compõem o eixo multicampi da instituição: Caicó, Currais Novos e Santa Cruz”, explica a professora-coordenadora da VIC, Ana Luiza de Oliveira.
De acordo com ela, foi criado um edital para a seleção dos textos para composição do livro e assim todos os estudantes de Medicina, que já haviam participado do VIC e que se interessaram pela ideia puderam submeter sua produção textual.
O material, produzido em parceria com professores-orientadores, é construído como uma das formas de avaliação utilizadas nos módulos do VIC e recebeu o nome de Portfólio Crítico e Reflexivo. Para o livro, foram selecionados 13 portfólios elaborados por 12 estudantes e 11 professores da EMCM.
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