terça-feira, 24 de setembro de 2019

PROGRAMA DE SILAGEM ATENDE A MAIS DE 100 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE CURRAIS NOVOS

Mais de cem famílias de pequenos agricultores do município de Currais Novos estão sendo beneficiados com o Programa de Silagem desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. 

A silagem é um dos principais alimentos dos animais em épocas de seca, ou seja, de poucas pastagens e é destinado à alimentação dos animais, especialmente do gado leiteiro. Para Ediédson Medeiros, que é agricultor na comunidade Namorados e é um dos produtores atendidos pelo programa, a ajuda veio no momento certo. 

“Se não fosse essa ajuda da prefeitura na produção desse silo, eu não sei com ia fazer. O custo para manter nosso gado, ficaria muito alto e eu teria que vender minhas vaquinhas. Mas agora dá para passar o ano”. disse o agricultor. 

O trabalho da Prefeitura consiste em oferecer auxílio com horas máquinas de trator e ensiladeira, para fabricação de forragem verde, feita a partir da trituração de milho ou sorgo. Depois de cortada, com a ajuda dos próprios agricultores, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação. 

“É um trabalho em parceria com o homem do campo. E, graças a essa importante parceria, somente esse ano já conseguimos produzir mais de 1,5 mil toneladas de silagem, garantindo alimento e produtividade durante o período de estiagem a todos que aderiram ao programa”, afirma o Secretário de Agricultura, Oliveira Neto. 

Para o prefeito Odon Júnior, a ajuda da prefeitura têm sido de suma importância, principalmente para os pequenos produtores. “A produção de silagem é uma ação de grande importância do município, pois beneficia os pequenos agricultores que não possuem as máquinas necessárias para a produção dessa ração essencial para a alimentação dos animais”, frisa o prefeito Odon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário