sábado, 28 de setembro de 2019

Família e namorada pressionam Lula a aceitar cumprir pena em casa

Não só o MPF (Ministério Público Federal) está fazendo pressão no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele progrida ao regime domiciliar. 

Familiares e a namorada de Lula, a socióloga Rosângela da Silva - com que ele pretende se casar -, também têm pressionado o petista a deixar a sala na superintendência da PF (Polícia Federal) de Curitiba (PR). 

A coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, publicou que Lula deverá conversar com seus advogados e familiares na segunda-feira (30). 

Na sexta-feira (26), procuradores do MPF pediu à Justiça que conceda prisão domiciliar ao ex-presidente Lula. Segundo os procuradores da Operação Lava Jato, “o cumprimento da pena privativa de liberdade tem como pressuposto a sua execução de forma progressiva". 

Lula já teria cumprido um sexto dela, e portanto já poderia cumprir a condenação em regime semiaberto. Assinam o pedido, entre outros, os procuradores Deltan Dallagnol, Roberto Pozzobon e Laura Tessler. Eles alegam que Lula tem bom comportamento carcerário e que portanto faz jus à progressão de regime. 

Os procuradores solicitam que o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal) seja comunicado do pedido no âmbito do habeas corpus que trata da suspeição de Sergio Moro na atuação dos processos em que o ex-presidente está envolvido. 

À Folha, Cristiano Zanin, advogado de Lula, declarou que “na segunda-feira vou conversar novamente com o ex-presidente sobre o assunto; a posição dele orientará a nossa manifestação no processo. Mas seja qual for a posição de Lula sobre a progressão, isso jamais poderá prejudicar o julgamento da suspeição do ex-juiz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário