sábado, 7 de setembro de 2019

UFRN capacita servidores estaduais na elaboração do PPA 2020-2023

O projeto Capacitação em Indicadores Sociodemográficos (CIS), do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA) da UFRN, capacitou 94 servidores estaduais para participar da definição e elaboração dos indicadores sociodemográficos do Plano Plurianual do Estado, o PPA 2020-2023, encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa no último dia 30 de agosto pela governadora Fátima Bezerra. 

O Plano Plurianual constitui um instrumento estratégico de planejamento e execução de políticas públicas durante os próximos quatro anos. 

A equipe do CIS elaborou um diagnóstico para as áreas relacionadas aos eixos de atuação definidos pelo PPA, que abordam temas como criminalidade e segurança pública, educação, saúde, juventude, esportes e direitos humanos. 

Também foi elaborada uma caracterização demográfica do estado e de seus dez territórios da cidadania. A proposta da parceria é acompanhar as secretarias estaduais por meio da realização de novas capacitações e também o atendimento de demandas internas da Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) em questões relacionadas à dinâmica demográfica. 

A parte econômica do PPA foi elaborada pelo Departamento de Economia da UFRN. A equipe do CIS também propôs uma carteira de indicadores sociodemográficos a serem acompanhados entre os anos de 2020 e 2023, como métrica da efetividade das políticas públicas estaduais a serem implementadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário