quinta-feira, 30 de abril de 2015

Fim do visto para EUA depende de autoridades brasileiras, diz embaixadora

A embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, afirmou, em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que a isenção de vistos de brasileiros aos Estados Unidos – e, consequentemente, para norte-americanos entrarem no país – é um tema que voltou a ser discutido bilateralmente. 

No entanto, pontos da discussão, como a necessidade de troca de informações prévia de passageiros e a interação entre os dois sistemas de controle de imigração dos países, exigida pelos Estados Unidos, dependem de uma posição do governo brasileiro. 

“Vamos ver o que o governo brasileiro apresenta. Estamos prontos para falar; temos feitos programas com outros governos e estamos prontos para fazer algum projeto piloto [com o Brasil]. Mas vai depender das autoridades brasileiras”, afirmou a embaixadora. 

“Se falou muito no tema da isenção de vistos, mas ficou um pouco ‘in box’ por falta de uma decisão política”, completou. 

Liliana afirmou que um dos requisitos para a isenção de vistos brasileiros para entrar nos Estados Unidos, ter 96% de concessão dos pedidos feitos por cidadãos daqui, já foi atingida pelo país. “Então não passa de mito o medo que uma pessoa tem de que não irá conseguir visto”. 

Além disso, a embaixadora considera que o processo de concessão das autorizações para a entrada naquele país avançou significativamente por conta da descentralização do atendimento antes exclusivo aos consulados e à embaixada norte-americana. 

“Há dois, três anos o processo era lento, e poderia demorar 140 dias desde a solicitação até a entrega. Nesse momento, são 10 dias no máximo”, concluiu. 
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário