quinta-feira, 30 de abril de 2015

O UNIVERSO SERTANEJO EM ACARI

No próximo domingo 03 de maio, no programa INTER TV RURAL, será transmitido pela Inter TV COSTA BRANCA a partir das 7h, a exibição de uma reportagem sobre o universo sertanejo, em destaque a tradição do vaqueiro, mostrando os vaqueiros caracterizados com suas indumentárias de couro. 

O cotidiano do vaqueiro materializado na tirada do leite, a ferra do bezerro, e retirada do chifre. Numa manhã com sol irradiante, ao longe se vê a retirada da vacaria para o pasto, quando se perdem na vegetação espinhosa da caatinga. 

O trabalho árduo do vaqueiro que inicia suas atividades logo na madrugada. O fascínio que a atividade proporciona e desperta uma tradição que segue de pai para os filhos perpetuando de geração a geração vendo o Vaqueiro Manoel Moisés e seu filho Juca Moisés. 

A matéria trará um destaque para a Fazenda Imburanas, pertencente a acariense Inalda Bezerra que mantém no cenário da fazenda a perpetuação e preservação da cultura do vaqueiro na cidade de Acari. 

Segundo a produção, a jornalista Amanda Melo, enfatiza que a ideia, é uma homenagem ao dia do Sertanejo com uma mostra dessa atividade, agora profissão, tão sertaneja.

E, que em Acari, tem preservado na sessão expositiva do Museu Histórico de Acari, que, ao longo de seus 25 anos de funcionamento mantêm um acervo riquíssimo preservando a tradição do vaqueiro na construção da identidade cultural de nosso povo. 
Por Sérgio Enilton

Nenhum comentário:

Postar um comentário