sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governo se compromete em solucionar problema no abastecimento de Currais Novos e Acari

Após pouco mais de um ano do início das discussões sobre alternativas para melhorar o abastecimento de Currais Novos e Acari, o Governo do Estado sinalizou nesta quinta-feira (23) durante reunião com os prefeitos Vilton Cunha e Isaías Cabral, e com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Deputado Ezequiel Ferreira, comprometimento em buscar soluções para minimizar a falta d’água através de ações emergenciais. 

Anteriormente marcada para acontecer na sede da SEMARH – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a reunião foi transferia para um hotel em Ponta Negra onde o governador Robinson Faria estava reunido com os secretários estaduais e alguns deputados. 

Durante o encontro, os representantes dos dois municípios apresentaram algumas ações urgentes que podem ser realizadas para melhorar o abastecimento das cidades. 

Vilton Cunha reafirmou novamente, como vem dito em todas as reuniões, que as alternativas as quais o Governo pode analisar, planejar e executar, para minimizar o problema são: intervir no Gargalheiras com a perfuração de poços e construção de cacimbões “amazonas” no aluvião do açude; captação de água na adutora Serra de Sant’Ana, em Florânia, para abastecer os carros pipas; ou captar água na adutora Monsenhor Expedito, em Santa Cruz, também para abastecer os carros pipas. 

“Estamos passando por um momento muito crítico e esperamos que o Governo se sensibilize e nos ajude para buscarmos soluções", disse Vilton. 

O prefeito de Acari comentou sobre o esforço da CAERN em manter o sistema funcionando e abastecendo as cidades neste período. “O rodízio de água para abastecer os mais de 50 mil habitantes está sendo uma das alternativas encontradas para levar água para as pessoas, mas precisamos de ações urgentes”, disse Isaías. 

O deputado presidente da AL RN disse que Currais Novos e Acari vivem um momento de “falência do abastecimento”, e pediu urgência para que o Governo do RN apresente alternativas que amenizem o problema. “Estamos aqui unidos para pedir celeridade e respostas para este problema que aflige milhares de pessoas”, disse Ezequiel. 

O Governador Robinson Faria lembrou que a falta de planejamento do Estado nos últimos anos favoreceu o cenário problemático no abastecimento das cidades. “Me antecipei e pedi a todos os órgãos competentes que encontrem soluções para o abastecimento de Currais Novos e Acari”, disse Robinson, afirmando que solicitou à CAERN, SEMARH, IDEMA e IGARN alternativas emergenciais. 

“A equipe técnica irá se reunir nesta sexta-feira (24) para analisar todas as alternativas apresentadas neste encontro”, comentou. Em entrevista à imprensa currais-novense, Robinson foi indagado sobre ações para a segurança e saúde no município, principalmente sobre a nova direção do Hospital Regional “Mariano Coelho”. “Brevemente iremos anunciar a direção”, disse o governador. 

Estiveram presentes na reunião, o secretário da SEMARH, Mairton França; o diretor presidente da CAERN, Marcelo Toscano; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Rondinelle Silva Oliveira; ex-prefeito Zé Lins, vereadores de Acari, a vereadora currais-novense Dadá, o Professor João Abner, a presidente da CDL Currais Novos, Francisca Felipe “Loura”, e imprensa currais-novense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário