sexta-feira, 28 de março de 2014

Há 25 anos, Zico se despedia da seleção brasileira

O dia 27 de março de 1989 é marcante na história da seleção brasileira e do futebol mundial. A data crava a última vez que Arthur Antunes Coimbra, o Zico, usou a camisa do time nacional. 

O técnico do Brasil na época era Sebastião Lazaroni. O ídolo do Flamengo integrou as lendárias seleções de 1982 e 1986, mas nunca venceu uma Copa do Mundo.Pela seleção brasileira, Zico marcou 54 gols nos 78 jogos oficiais que disputou. 

Nas três Copas em que participou, 1978, Argentina, 1982 na Espanha e 1986 no México, o meia foi um dos protagonistas dos grupos formado por Telê Santana. 

Ao lado de Sócrates, Falcão e Careca, o camisa 10 encantou o mundo com um futebol envolvente e encantador nos anos 80. Sua despedida foi em um amistoso da seleção contra o Resto do Mundo, realizados há exatos 25 anos.

Esse jogo foi realizado na Itália, no Estádio Comunale Friulli, em Údine, e o Brasil saiu na frente com gol de Dunga, mas levou a virada com os gols de Francescoli e Detari. 

Após a partida, Zico entregou a mística camisa 10 para a comissão técnica da Udinese, clube que o contratou na Itália. 

Temido pelos adversários, o "Galinho de Quintino", como também era conhecido pelo seu corpo franzino, é até hoje um dos maiores ídolos do rubro-negro carioca, senão o maior, e pelo clube foram 826 partidas em duas passagens, com 539 gols. 

Com o Flamengo, Zico conquistou a Copa Libertadores de 1981 e o Campeonato Mundial de Clubes no mesmo ano, quando foi eleito o melhor jogador da vitória por 3 a 0 contra o Liverpool, da Inglaterra. 
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário