quarta-feira, 26 de março de 2014

Proposta de proteção aos direitos do autista é apresentada na AL

De olho num processo de inclusão social mais efetivo para pessoas com síndromes autistas, a deputada estadual Márcia Maia apresentou no final da manhã desta quarta-feira (26) uma proposta de projeto de lei que estabelece a criação de uma Política Estadual de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

A proposta prevê ações intersetoriais, formulação de políticas públicas voltadas para pessoas com transtorno do espectro autista, atenção integral à saúde, inclusão efetiva de estudantes e garantia de atendimento especializado gratuito, bem como, o estímulo à inserção da pessoa com transtorno no mercado de trabalho, além de campanhas de educativas e proteção contra abuso e exploração. 

"É preciso sistematizar o apoio, criar uma política para romper essas barreiras, promove a aproximação da sociedade de um mundo livre de discriminação, onde todos possam alcançar seu potencial máximo e serem tratados de forma igual”, destacou Márcia. 

A deputada estadual, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, reforça a importância da ação, especialmente no setor de saúde, para que o tratamento e o diagnóstico precoce. 

"Uma intervenção de forma correta pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo, é preciso conhecer a realidade para então mudá-la para melhor", concluiu a parlamentar do PSB. O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. 

Segundo estudos, o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e diabetes. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário