segunda-feira, 24 de março de 2014

Henrique Alves elogia trajetória do PCdoB em ato de devolução simbólica de mandatos parlamentares no Rio

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (24) de sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para devolução simbólica do mandato de deputados federais do Partido Comunista do Brasil cassados em 1948. 

Na época, a Câmara federal ainda funcionava no Rio de Janeiro. O ato de reparação histórica a parlamentares comunistas faz parte das comemorações dos 92 anos do PCdoB. 

Em seu pronunciamento, ele afirmou que conhece o sentimento dos familiares dos parlamentares cassados, pois seu pai, Aluizio Alves, também foi vítima das "cassações injustas" da história política brasileira. Sobre a trajetória do PCdoB, ele elogiou a consciência política e democrática do partido, adquirida na resistência e na luta. 

"De todas as cassações que esse País teve a tristeza que assistir, de todos os processo brutais e violentos a que esse País teve que se vergar; o maior deles, o mais brutal, o mais violento, o mais absurdo, pela ignorância, pelo desconhecimento, pelo desapreço, pelo desamor às instituições, à democracia, à liberdade e à cidadania, foi cometido contra o PCdoB", disse Henrique Alves. 

O presidente da Câmara assinalou que é importante que essa história seja sempre lembrada para que os jovens conheçam a importância da luta pelos ideais democráticos e de justiça social. 

"O PCdoB é o exemplo vivo, no presente e no passado, de como vale a pena resistir, acreditar nas ideias e assumir um ideal". Um partido, segundo Henrique Alves, "não pode ser uma hospedaria; precisa ser ser uma moradia". 

A afirmação foi feita ao comparar sua fidelidade ao PMDB em seus 11 mandatos consecutivos como deputado federal ao compromisso dos parlamentares do PCdoB com os ideais e propostas programáticas do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário