segunda-feira, 31 de março de 2014

Currais Novos adere a plano “Juventude Viva” para reduzir vulnerabilidade dos jovens à situações de violência

Enfrentar a violência contra a juventude brasileira é o principal desafio do plano “Juventude Viva” do Governo Federal, que reunirá ações de prevenção que visam a redução a vulnerabilidade dos jovens à situações de violência física e simbólica. 

Na última quarta-feira (26), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM, o prefeito Vilton Cunha assinou o termo de adesão de Currais Novos ao plano, que terá entre suas atividades de prevenção, a criação de oportunidades de inclusão social e autonomia. 

De acordo com o secretário executivo do GGIM, Walter Antero, o município aderiu de forma voluntária o plano, que pode ser realizada por qualquer município que esteja comprometido com a agenda de enfrentamento à violência contra a juventude. 

De acordo com informações da coordenação nacional do plano, 140 municípios já solicitaram a adesão ao plano, e destes, apenas dois no Rio Grande do Norte: Currais Novos e Monte Alegre. “Todas as ações de segurança são importantes para o município, e este plano é mais um para enfrentarmos a violência e assim realizamos ações preventivas e de inclusão desses jovens”, disse o prefeito. 

A criação do Plano foi idealizada pelo Governo após a constatação de um dado preocupante: os homicídios são hoje a principal causa da morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. 

O plano “Juventude Viva” tem coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário