terça-feira, 25 de março de 2014

Solução emergencial para abastecimento de Currais Novos e Acari será perfuração de poços no Gargalheiras

A demora para a concepção e execução de uma adutora definitiva para abastecer Currais Novos foi determinante na busca de uma solução emergencial que amenize o possível colapso da falta d’água que a cidade poderá sofrer nos próximos meses: a perfuração de poços no açude Gargalheiras, em Acari.

A definição deste problema foi anunciada em reunião na noite desta segunda-feira (24), em Natal, com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, prefeito Vilton Cunha, prefeito Izaías Cabral (Acari), deputado estadual Ezequiel Ferreira, professor João Abner, ex-prefeito Zé Lins, vereadores dos dois municípios, além do presidente da CAERN, Yuri Tasso, da coordenadora da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Joana D’Arc, entre outros auxiliares do governo.

O governo estadual apresentou algumas soluções emergenciais para o abastecimento dos municípios que tem o reservatório Marechal Dutra, “Gargalheiras”, como principal fonte d’água para consumo da população, e entre estas medidas estaria a execução de uma adutora de engate rápido, alternativa descartada devido a dificuldade na captação na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que já apresenta baixo nível.

Técnicos da CAERN e SEMARH percorrem a região no entorno de Currais Novos e Acari para analisar as áreas que poderiam servir como via para a adutora, porém, a solução emergencial e rápida encontrada foi a perfuração de poços no açude Gargalheiras.

“Uma nova adutora para Currais Novos requer no mínimo um planejamento de 6 meses, e após isso, a execução, e nós estamos buscando uma solução rápida e emergencial que são os poços”, disse o presidente da CAERN. Para o prefeito de Currais Novos, houve um grande avanço nesta reunião com relação aos outros encontros para a discussão desta problemática.

“Agora temos soluções concretas, definitivas e emergenciais. Temos que partir para a perfuração de poços na bacia do Gargalheiras, pois uma solução diferente demandaria mais tempo e não atenderia a população”, disse Vilton. De forma definitiva, o prefeito afirmou que a construção de uma adutora a partir de Oiticica ou Armando Ribeiro, soluciona a falta d’água no município. “Sabemos que é uma obra complexa, e se avançarmos (construção da adutora), na próxima seca não teremos esse sofrimento”, finalizou. 

ADUTORA 

Tornar o Seridó uma região “com sustentabilidade e segurança hídrica” é a esperança que milhares de sertanejos acreditam que a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, proporcionará para os municípios seridoenses. 

Uma das alternativas, portanto, para garantir o abastecimento seguro de Currais Novos e Acari é a interligação dos municípios ao sistema adutor da nova adutora. Porém, a conclusão da barragem só deverá acontecer no final de 2015. 

“Oiticica aproximará a água do Seridó, é uma grande obra hídrica que trará benefícios para a população da região”, disse a coordenadora da SEMARH. A universalização das cisternas na zona rural dos dois municípios também foi discutida como uma forma de amenizar a situação de emergência nas comunidades. 

A reunião “pró-adutora Currais Novos-Acari” contou com a participação dos vereadores Odon Júnior, Sérgio Henrique e Dadá; presidente da CDL Currais Novos, Francisca Galvão, “Loura”; e da imprensa currais-novense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário