quinta-feira, 27 de março de 2014

Inserido nas UBS, programa do “Climatério e Menopausa” trará mais ações preventivas para as mulheres

Mais uma ação importante na saúde curraisnovense foi lançada esta semana pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde: o programa do “Climatério e Menopausa” nas UBS. 

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros, médicos e assistente social, o programa irá trabalhar verdades e mitos sobre esta fase da vida da mulher que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo. 

Os eixos serão enfermagem, fisioterapia, ginecologia, nutrição, psicologia e serviço social. A enfermeira Gabriela Lima, coordenadora da atenção básica do município, disse em entrevista nesta quarta-feira (26) no “TV Cidade”, que a expectativa é atender inicialmente cem mulheres. 

“O tempo do programa é indeterminado e terá como foco a prevenção aos cânceres de mama e útero, além de atendimento psicológico”, afirmou. 

Todas as Unidades Básicas de Saúde já estão iniciando o cadastro das mulheres que desejem participar do programa. 

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA 

O que é? 

A menopausa é a última menstruação da mulher. O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

O que sente? 

Fogachos ou ondas de calor; Alterações urogenitais; Alterações do humor; Modificação da sexualidade; Osteoporose; e Aumento do risco cardiovascular. 

Como posso participar do Programa? 

Procure o Posto de Saúde mais próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário