quarta-feira, 26 de março de 2014

Câmara homenageia ex-deputado João Faustino

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (26) sessão solene em homenagem ao ex-deputado João Faustino Neto, que morreu em janeiro deste ano. 

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Durante a sessão, foi concedida a João Faustino a medalha do Mérito Legislativo, entregue ao filho do ex-deputado, Edson Fernandes Faustino. Em seu pronunciamento, Henrique Alves lembrou a história parlamentar de João Faustino e ressaltou sua independência e coerência como parlamentar durante quatro legislaturas. 

“Chegou à Câmara dos Deputados, em 1978, onde construiu uma história parlamentar que se estendeu ao Senado Federal, sempre feita de independência, coerência, trabalho, apego a valores morais sólidos e inquestionável dignidade”. 

O presidente da Câmara ressaltou que, em todos os momentos de sua trajetória, sua grande preocupação foi viabilizar soluções para os entraves à educação de qualidade no Brasil, especialmente no ensino técnico. 

“Coordenou a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública. Repensou a educação com espírito reformista, ávido por sanar ou ao menos amenizar os erros das políticas educacionais, ao longo de séculos de descaso dos governantes”. 

Henrique Alves ainda citou sua luta pela transformação das escolas técnicas em centros federais de educação tecnológica, que mais tarde se tornariam os atuais institutos federais de educação, ciência e tecnologia por meio da Lei 11.892/08. 

A norma, segundo ele, representa um avanço importante para a consolidação de mecanismos de oferta de educação profissional e tecnológica de qualidade, como defendeu João Faustino durante toda a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário