A Prefeitura de Currais Novos recebeu a confirmação de que na próxima semana (em data ainda a ser confirmada), a CAERN e SEMARH deverão apresentar o relatório técnico enviado ao Ministério da Integração Nacional com as ações emergenciais para o abastecimento do município, que poderá enfrentar colapso com a diminuição no volume d’água do Açude Gargalheiras, reservatório que abastece o município e atualmente está com 11,98% de sua capacidade total.
No último dia 21 de fevereiro, o prefeito Vilton Cunha se reuniu na governadoria com a classe política estadual e representantes do governo para discutirem ações emergenciais para o abastecimento da cidade.
O encontro contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, ministro Garibaldi Filho, deputado federal Henrique Alves, deputado estadual Ezequiel Ferreira, ex-prefeito Zé Lins, presidente da CAERN, Yuri Tasso, secretário de recursos hídricos e meio ambiente, Leonardo Rêgo, professor João Abner, representantes da CDL Currais Novos e vereadores.
A reunião que aconteceria nesta sexta-feira (07) na governadoria para apresentar detalhes da reunião em Brasília, ocorrida na última quarta-feira, 26, onde a CAERN e SEMARH levaram projetos para solução emergencial no abastecimento, foi adiada para próxima semana.
Em contato com a governadora, o prefeito Vilton Cunha recebeu a informação de que está sendo planejada a construção de uma adutora definitiva, e de forma emergencial, o plano será a abertura de poços no leito do açude gargalheiras, aumentando a oferta d’água do manancial.
“A adutora de engate rápido demandará muito tempo e será um trabalho difícil, com muito custo, por isso que o governo já planeja a abertura destes poços, e futuramente, a construção da adutora definitiva”, disse Vilton.
Em entrevista à Sidys Tv a Cabo, o prefeito lembrou a importância da transposição do Rio São Francisco para a segurança hídrica da região.
“É uma obra importante e que trará grandes benefícios”, disse. A captação de água subterrânea na bacia do Gargalheiras através de poços amazonas foi uma das soluções apresentadas pelo prefeito na reunião com a classe política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário